domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: O Teorema Katherine - John Green

Título: O Teorema Katherine (An Abundance of Katherines)

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Avaliação: Três estrelas (bom)


Sinopse: "Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato.

Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-gordo prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai mudar para sempre a história amorosa do mundo, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Sigleton diretamente ao destino posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera."


Resenha: Segunda obra de John Green lida por mim e, confesso com toda sinceridade, que não consigo encontrar algo de extraordinário nos livros do autor. O Teorema Katherine, em minha opinião, é um livro mediano. O personagem principal, Colin Singleton, é um garoto nerd (ou tal como ele insiste em jogar na cara do leitor o tempo todo, "um menino prodígio"), um tanto quanto egocêntrico e, por que não, um pouco mimado e arrogante. Sem contar que, quando se trata de Katherine III, particularmente achei Colin um projeto de canalha adolescente e que ainda quer continuar sendo a eterna vítima dos relacionamentos e transformando as Katherines em tiranas. O personagem particularmente me irritou e o livro já perdeu muitos pontos comigo por conta dele. O que me fez avaliá-lo com três estrelas, foram dois fatores: O personagem secundário Hassan, amigo de Colin, que eu achei muito divertido e bem estruturado e toda a matemática envolvida no desenvolvimento dos teoremas (que no apêndice do livro podemos ver que o teorema realmente foi baseado em matemática pura e teve todo um estudo sobre) que eu achei muito interessante e muito bem contextualizado, uma sacada brilhante do autor. Afora isso, o restante do livro é muito entediante e eu particularmente não gostei muito. Continuo na busca por um livro do John Green que me faça "cair de amores" por ele, como acontece com grande parte dos leitores.

Um comentário:

  1. Ah que livro ótimo! Esperava bem menos do que achei, justamente pelas críticas negativas.
    E por isso me surpreendi bastante, achei super bom o livro, e pretendo bastante relê-lo daqui a alguns anos.
    História bacana e os personagens super bem trabalhados.
    Ótimo post, parabéns.

    E ótimo blog também viu?
    Seguindo aqui!

    Juliano (diariodeumledor.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir